Avaliação do uso da informática nas escolas do Município de Duque de Caxias.
Muito se questiona a respeito do uso do computador na educação, considerando os aspectos positivos e negativos a utilização da informática no ensino se torna cada vez mais comum.
Tenho como objetivo, nesse texto, apresentar o nível de informatização das escola de ensino fundamental do município de Duque de Caxias. Visitei onze escolas da rede municipal e pude perceber que na maioria das escola não existe ambiente de rede, somente uma das escolas que visitei possui este recurso. Em todas as escolas visitadas existe apenas uma sala de informática para atender a todos os alunos. A maioria das escolas possui apenas um professor atuando durante as aulas de informática, trabalhando com dois alunos por máquina e mesmo esse quantitativo fica por vezes prejudicado devido ao pequeno número de máquinas disponível.
Todos os professores utilizam os recursos do computador para estimular o aluno a construir novos conhecimentos e realizar atividades interdisciplinares e projetos desenvolvidos pela escola, além de utilizarem processadores de texto para auxiliar o desenvolvimento da escrita. A maioria dos professores utilizam software educativo e ainda utilizam a informática para atividades de colagem, montagem e criatividade com os aluno mais novos.
Resumindo, pude constatar que os professores utilizam a tecnologia e sabem de seus benefícios e que a utilização da informática na educação, no município de Duque de Caxias está sendo feita de forma adequada e os alunos estão sendo incluídos no ambiente virtual. O resultado, a meu ver, só não é melhor por falta de recursos das escolas, incluindo infra-estrutura e software, além da ausência de uma metodologia que auxilir o professor a explorar todos os recursos do computador como auxiliar do aprendizado.
Seu artigo é bastante pertinente. De fato, a falta de uma boa infraestrutura nas escolas é um grande entrave no desenvolvimento de novas metodologias que utilizem a informática na educação. Parabéns pelo texto!
Eu não entendi ao que você fala de rede, você fala da Internet ou da conexão entre os computadores (não necessariamente conectados a internet, mas uns aos outros)? E uma dica, você tem que colocar o texto como "postagem", e não como comentário ;) No mais, parabéns pelo post!
Olá, assim como minha matéria acredito que ainda enfrentamos um quadro de falta de recursos onde se possa aplicar projetos de inclusão, mas é caminhando que se chega lá!! Parabéns pela matéria...
Oi!! Projetos como temos visto, são muitos, já os recursos oferecidos para que os mesmos aconteçam, nem tanto. Mas acredito que nos próximos anos essa realidade possa ser transformada, mas para isso é necessário que nós fiquemos de olho, não é mesmo?! Beijos e Parabéns!!!
Avaliação do uso da informática nas escolas do Município de Duque de Caxias.
ResponderExcluirMuito se questiona a respeito do uso do computador na educação, considerando os aspectos positivos e negativos a utilização da informática no ensino se torna cada vez mais comum.
Tenho como objetivo, nesse texto, apresentar o nível de informatização das escola de ensino fundamental do município de Duque de Caxias.
Visitei onze escolas da rede municipal e pude perceber que na maioria das escola não existe ambiente de rede, somente uma das escolas que visitei possui este recurso. Em todas as escolas visitadas existe apenas uma sala de informática para atender a todos os alunos. A maioria das escolas possui apenas um professor atuando durante as aulas de informática, trabalhando com dois alunos por máquina e mesmo esse quantitativo fica por vezes prejudicado devido ao pequeno número de máquinas disponível.
Todos os professores utilizam os recursos do computador para estimular o aluno a construir novos conhecimentos e realizar atividades interdisciplinares e projetos desenvolvidos pela escola, além de utilizarem processadores de texto para auxiliar o desenvolvimento da escrita. A maioria dos professores utilizam software educativo e ainda utilizam a informática para atividades de colagem, montagem e criatividade com os aluno mais novos.
Resumindo, pude constatar que os professores utilizam a tecnologia e sabem de seus benefícios e que a utilização da informática na educação, no município de Duque de Caxias está sendo feita de forma adequada e os alunos estão sendo incluídos no ambiente virtual. O resultado, a meu ver, só não é melhor por falta de recursos das escolas, incluindo infra-estrutura e software, além da ausência de uma metodologia que auxilir o professor a explorar todos os recursos do computador como auxiliar do aprendizado.
Olá, acredito que a realidade educacional num futuro próximo irá melhorar,pois não dá mas para ficar a margem dos avanços tecnólogicos.
ResponderExcluirParabéns pela pesquisa.
ResponderExcluirNandilene - polo Cantagalo
Seu artigo é bastante pertinente. De fato, a falta de uma boa infraestrutura nas escolas é um grande entrave no desenvolvimento de novas metodologias que utilizem a informática na educação.
ResponderExcluirParabéns pelo texto!
Eu não entendi ao que você fala de rede, você fala da Internet ou da conexão entre os computadores (não necessariamente conectados a internet, mas uns aos outros)?
ResponderExcluirE uma dica, você tem que colocar o texto como "postagem", e não como comentário ;)
No mais, parabéns pelo post!
Olá, assim como minha matéria acredito que ainda enfrentamos um quadro de falta de recursos onde se possa aplicar projetos de inclusão, mas é caminhando que se chega lá!! Parabéns pela matéria...
ResponderExcluirOi!! Projetos como temos visto, são muitos, já os recursos oferecidos para que os mesmos aconteçam, nem tanto. Mas acredito que nos próximos anos essa realidade possa ser transformada, mas para isso é necessário que nós fiquemos de olho, não é mesmo?!
ResponderExcluirBeijos e Parabéns!!!
Oi pessoal, bem vindas a mais um semestre de ralação. O importante que toda essa ralação nos conduza à vitória. Sintam-se beijadas e abraçadas.
ResponderExcluir